Funcionamento dos painéis fotovoltáicos

Como Funciona

A geração de eletricidade a partir da luz solar é obtida através de células solares, dispositivos que têm seu funcionamento fundamentado no efeito fotovoltaico. O painel fotovoltaico é um conjunto composto pelas células fotoelétricas, filamentos elétricos e dois vidros monolíticos unidos por uma resina ultracristalina semelhante ao conceito do vidro laminado com PVB. “É um sanduíche desses elementos”, explica Michael Eidinger, gerente geral da Schüco do Brasil. Na prática, as células fotovoltaicas são agrupadas em série ou em paralelo para produzir corrente e tensão adequadas às aplicações elétricas. Tendo a configuração desejada, o conjunto é encapsulado com materiais especiais, de forma a proporcionar a necessária proteção mecânica contra possíveis danos externos. Obtêm-se, assim, os módulos fotovoltaicos, que podem apresentar diferentes tamanhos e potências.

O módulo tem o aspecto de um vidro retangular de 0,5 a um metro quadrado de área, com extremidades protegidas por um perfil de alumínio. Na parte posterior encontram-se as conexões externas e os pólos positivo e negativo, resguardados por caixas de conexão. O módulo fotovoltaico é o elemento básico que os fabricantes fornecem ao mercado e a partir dele o projetista deve planejar o gerador fotovoltaico, que será incorporado à edificação. Os módulos podem ser integrados em telhados e fachadas, pois todas as suas partes eletricamente ativas estão isoladas do exterior.

A produção de eletricidade fotovoltaica depende do tipo de módulo e da irradiação solar recebida - assim, em dias nublados haverá menor produção de energia. No entanto, podem ser projetados sistemas com acumuladores, para equilibrar a variação entre períodos nublados e ensolarados. A energia produzida fica armazenada em sistemas semelhantes às baterias de automóveis, porém mais resistentes a ciclos de carga e descarga. Se no automóvel a carga é mantida pelo alternador, no caso da energia fotovoltaica é o Sol o responsável pela alimentação.
Fonte: “Europe gains pv pole position”, artigo de Paula Mints, Oxford
[http://www.aeacursos.com.br/gbc/hotsite/artigos/Energia%20solar%20fotovolt%C3%A1ica.asp]

Foto:Vila Solar em Freiburg Alemanha
vila-solar2.jpg

Foto: Edifício em Freiburg, Alemanha, com painéis fotovoltaicos na fachada.
sistema-fotovoltaico-edificio-freiburg.jpg

Foto: Forno solar para derretimento de alumínio em Parkent, no Uzbequistão.
[[image http://ecotecnologia.files.wordpress.com/2008/04/forno-solar2.jpg?w=460&h=324]

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License